segunda-feira, 10 de março de 2008

Qual a negação do maior?

Se sua resposta é menor, então deverá ler esse post.
Essa é uma questão puramente matemática, mas de fundamental importância para compreender o famoso senão da estrutura condicional.
O conceito da negação de uma expressão condicional está ligado a operação lógica não, afinal a expressão relacional retorna verdadeiro ou falso, a negação dessa expressão é, na verdade, negar o seu resultado.
Voltando a pergunta, qual a negação do maior, a resposta é menor ou igual a.
A expressão idade > 30 será verdadeira quando idade (supondo uma variável inteira) valer 31, 32, 33, ..., +infinito; e falsa para 30, 29, 28, ..., -infinito.
Analisando !(idade > 30) os valores esperados são falso para valores de idade iguais a 31, 32, 33, ..., +infinito; e verdadeiro para 30, 29, 28, ..., -infinito. Acho um pouco ilegível esse tipo de expressão, porque você deve analisar a desigualdade e após negar o resultado. O mais correto é usar o complemento lógico, ou seja, idade <= 30.
Segue uma lista do complemento lógico das operações relacionais existentes:

operaçãocomplemento
==!=
><=
>=<
<>=
<=>

2 comentários:

Rubens S Leme disse...

Olá anderson,

Ja programei em C, na faculdade e achei super legal... hoje talvez se fosse me dedicar a uma linguagem usaria o Java .. por ter portabilidade a varias plataformas...
Mais pra quem esta começando acho que o C e melhor ...
parabems pelo blog...

abraço e sucesso

Anderson Guiera disse...

Obrigado Rubens!

O crescimento do Java (em desenvolvedores e desempenho) para aplicações comerciais nos últimos 10 anos, colocou o C como ferramenta de desenvolvimento de jogos, sistemas operacionais e sistemas embarcados.
Concordo com você quando diz que "pra quem esta começando acho que o C e melhor...", por ser imperativa e estruturada.

Um grande abraço e sucesso para você também.
Atualmente a linguagem C tem nichos muito específicos, tais como software embarcados e sistemas operacionais.