quarta-feira, 23 de abril de 2008

Laços de repetição

Os laços de repetição são ferramentas poderosas para o controle do fluxo de execução do programa. Eles permitem que um determinado trecho de código seja executado até que uma condição específica seja satisfeita.
A linguagem C possui três tipos de laço de repetição, a saber, o for (para), o while (enquanto) e o do while (faça enquanto).
O for deve ser utilizado quando você sabe o número de vezes em que o laço será executado. Por exemplo, o cálculo do fatorial de n, no qual sabe-se de antemão que o laço será executado n-1-vezes.
O while e o do while devem ser empregados quando não sabemos o número de vezes em que o laço será executado, por exemplo, quando pretende-se saber em quantos anos a população da cidade A será maior que a população da cidade B.
Existe uma particularidade entre o while e o do while. O bloco while pode nunca ser executado, caso a condição seja falsa logo na primeira tentativa. O do while executa o bloco e depois verifica a condição, portanto, ele será executado ao menos uma vez.
A forma geral de cada um dos laços é apresentada a seguir:

for


for(variavel = valor_inicial; condicao_envolvendo_variavel; incremento/decremento de variavel)
{
  comandos...
}



while


while(condicao)
{
  comandos...
  /*Não esqueça de que os comandos devem, de alguma forma, alterar condicao*/
}



do while


do
{
  comandos...
  /*Não esqueça de que os comandos devem, de alguma forma, alterar condicao*/
} while(condicao);



Nas estruturas while e o do while você deve alterar a condição, dentro do bloco, para que de alguma forma o laço tenha fim. Se isso não ocorrer, o programa entrará no chamado loop infinito.
Seu poder sobre o destino dos dados estão aumentando. Use-o com cautela.

Um comentário:

Anônimo disse...

OLHA FICOU MUITO CONFUSO TIPO QUANDO AGENTE PROCURA UM BLOG QUER SIMPLICIDADE NA EXPLICAÇÃO E UMA EXPLICAÇÃO COMO POSSO DIZER BEM CLARA MAS JÁ ME AJUDOU ESPERO QUE APROVEITE O TOQUE.