terça-feira, 22 de abril de 2008

Está indeciso?

Esse não é um tópico de auto-ajuda e muito menos de auto-conhecimento. :-)
A intenção aqui é mostrar que quando possuímos várias decisões, podemos utilizar um comando especial, chamado de switch.
Esse comando avalia uma variável e toma uma decisão de acordo com seu valor.
Um exemplo vale mais que mil palavras. Suponha que você deve construir uma pequena calculadora de quatro operações básicas. É natural que sua calculadora tenha uma variável para armazenar qual operação ela deverá fazer. Avaliando essa variável ('+', '-', '*', '/') você procederá com a operação.
Você poderá fazer da seguinte forma:


001:  #include <stdio.h>
002:  #include <stdlib.h>
003:
004:  int main(int argc, char *argv[])
005:  {
006:    char op;
007:    int v1, v2;
008:
009:    printf("Digite a operacao: ");
010:    fflush(stdin);scanf("%c", &op);
011:    printf("Digite o primeiro valor: ");
012:    fflush(stdin);scanf("%d", &v1);
013:    printf("Digite o segundo valor: ");
014:    fflush(stdin);scanf("%d", &v2);
015:    if(op == '+')
016:    {
017:      printf("Soma: %d\n", v1 + v2);
018:    }
019:    else if(op == '-')
020:    {
021:      printf("Subtracao: %d\n", v1 - v2);
022:    }
023:    else if(op == '*')
024:    {
025:      printf("Multiplicacao: %d\n", v1 * v2);
026:    }
027:    else if(op == '/')
028:    {
029:      if (v2 != 0)
030:      {
031:        printf("Divisao: %d\n", v1 / v2);
032:      }
033:      else
034:      {
035:        printf("Denominador igual a zero.\n");
036:      }
037:    }
038:    else
039:    {
040:      printf("Operacao invalida\n.");
041:    }
042:    system("PAUSE");
043:    return 0;
044:  }


Que festival de else ifs! O código não fica muito elegante. Com a estrutura switch a coisa muda de figura.


001:  #include <stdio.h>
002:  #include <stdlib.h>
003:
004:  int main(int argc, char * argv[])
005:  {
006:    char op;
007:    int v1, v2;
008:
009:    printf("Digite a operacao: ");
010:    fflush(stdin);scanf("%c", &op);
011:    printf("Digite o primeiro valor: ");
012:    fflush(stdin);scanf("%d", &v1);
013:    printf("Digite o segundo valor: ");
014:    fflush(stdin);scanf("%d", &v2);
015:
016:    switch(op)
017:    {
018:      case '+': printf("Soma: %d\n", v1 + v2);
019:                break;
020:      case '-': printf("Subtracao: %d\n", v1 - v2);
021:                break;
022:      case '*': printf("Multiplicacao: %d\n", v1 * v2);
023:                break;
024:      case '/': if(v2 != 0)
025:                {
026:                  printf("Divisao: %d\n", v1 + v2);
027:                }
028:                else
029:                {
030:                  printf("Denominador igual a zero.\n");
031:                }
032:                break;
033:      default:
034:                printf("Operacao invalida!\n");
035:
036:    }
037:    system("PAUSE");
038:    return 0;
039:  }


Note que existe um caso (case) para cada valor de op. Note também que cada bloco de comandos inicia com um case constante: e termina com um break. Se o valor avaliado não existe na lista de opções, será executado o bloco de comandos padrão, chamado de default.
Muitos alunos me questionam se o default é necessário. A resposta é "Se o seu problema exigir um tratamento padrão, use o default, caso contrário não é necessário".
É importante saber que o switch funciona somente com variáveis do tipo inteiro, lembre-se que o char é um deles.
Aproveite essa estrutura para melhorar seus códigos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Professor,
Parabéns pelo blog. Espero que continue atualizando, para que eu possa tê-lo como base de pesquisas.

Obrigado pelo conhecimento transmitido.

At,

Anderson Guiera disse...

Obrigado,

Não pretendo abandonar o blog. Espero atualizar com mais freqüência agora.

Sds

Anderson