terça-feira, 29 de maio de 2012

Vetores – Parte 1 – O que é um vetor?

Já imaginou fazer um programa que processe mil números inteiros? Que ainda necessite calcular a média desses números e apresentar quantos números estão acima dessa média?
Se você pensou em criar mil variáveis então sugiro repensar seus conceitos. :-P
A nossa velha linguagem C possui uma estrutura de dados chamada vetor, a qual agrupa um conjunto de variáveis, fazendo com que elas atendam por um único identificador. O que mantém a individualidade de cada uma dessas variáveis é o índice pelo qual elas respondem. Veja a figura abaixo:


O vetor identificado por vet contém dez elementos, os quais possuem um índice variando de 0 a 9. Cada posição do vetor se comporta de forma independente das demais, como se fosse uma variável isolada.
Se vet fosse um vetor de inteiros, sua declaração seria:

int vet[10];

Generalizando a criação do vetor temos:

tipo_de_dado identificador [capacidade];

Onde:
  • tipo_de_dado é qualquer tipo de dado possível para a linguagem C, seja ele básico, estendido ou definido pelo usuário;
  • Identificador é um identificador válido para a linguagem C;
  • capacidade é uma constante inteira definida pelo programador a qual define o número de elementos de um vetor.
Como o vetor é um tipo de dado estático, sua capacidade é atribuída pelo programador e sua alteração exige uma nova compilação do programa. Essa característica faz com que o vetor fique limitado aquele número de elementos.
Acho que está bom para esse primeiro papo né? Espero que aquela idéia triste de criar mil variáveis deva ter abandonado a sua cabeça. ;-)
A nossa próxima conversa será sobre a inicialização e acesso as posições do vetor. Fique a vontade em divulgar, comentar e sugerir....
Abraços.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu estou cursando tecnico em computaçao para a internet e nao sei qual e a relaçao de vetores neste curso estou com problemas serio para entender essa materia.