sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Tipos básicos de dados na linguagem C.

Os tipos de dados são utilizados para assinalar qual será a forma de tratamento dispensada ao dado em memória ou outro sistema de armazenamento de dados.
A linguagem C possui cinco tipos básicos de dados:
  1. char
  2. int
  3. float
  4. double
  5. void

Com exceção do void, os tipos em linguagem C são todos numéricos e podem ser aplicadas às operações aritméticas disponíveis no C, com ressalvas ao operador de módulo.
O tipo void é utilizado como retorno de funções e tipo de ponteiros.
Os tipos char e int são utilizados para armazenar números inteiros negativos e positivos. O tipo int utiliza mais bytes para armazenamento que o char, o que lhe proporciona maior faixa de valores.
Os tipos float e doube armazenam números de ponto flutuante (números reais). O double utiliza maior número de bytes que o float, o que proporciona maior faixa de valores e ainda, maior precisão numérica.
A American National Standard Institute (ANSI) padroniza os valores mínimos para os tipos de dados do C. O compilador que você utiliza deve seguir esse padrão!
Abaixo está a tabela de tipos com seus respectivos tamanhos e faixa de valores padronizada pela ANSI.

TipoTamanho (*)Faixa mínima
char1-127 a 127
int2-32.767 a 32.767
float4Seis dígitos de precisão
double8Dez dígitos de precisão
void--
* Valor aproximado em bytes.

4 comentários:

raine monteiro disse...

oia Anderson eu sou Raine monteiro sou estudante universitaria estou fazendo o primeiro ano de eng. informatica e estou vendo linguagem c, confesso que nunca dei isso na minha vida em informatica tudo que tenho é a otica do utilizador, se faço o curso é por mera curiosidade e querer tb pois me apaixonei por informatica este é o meu e-mail se quizeres dar uma ajudinha a iniciante aqui eu agradeceria mgmr_rayneyasmin@hotmail.com
e obrigada desde já!

augustowebd disse...

olá, gostei muito de seu artigo, porém, gostaria de saber suas fontes, onde você entrou informações sobre void = 1byte?
grato.

Anderson Guiera disse...

Caro Augusto, utilizo como fontes os livros Treinamento em Linguagem C e C completo e Total. Verificando as fontes constatei que nenhuma delas aponta o void como 1 byte.
Valeu a pergunta, já corrigi o post.

Sds

Anônimo disse...

andersonsabendo que você é analista de sistemas gostaria de saber se você pode também poderia dar umas dicas sobre banco de dados