printf("Uma mensagem para voce!");
Nessa forma não existem códigos de formatação.
Os códigos mais básicos servem para controlar tabulações, quebras de linhas, impressão de aspas, etc..., e são iniciados pela barra invertida seguida de um caractere.
A tabela abaixo apresenta esses códigos.
| Código | Significado |
| \n | Quebra de linha (Pula para a próxima linha) |
| \r | Retrocede o cursor para o início da linha |
| \t | Insere uma tabulação no texto |
| \b | Retrocede o cursor uma posição |
| \" | Imprime a aspas |
| \\ | Imprime uma barra invertida |
Existem códigos de formatação para a impressão de variáveis. Não seria ótimo apresentar um número no meio de uma mensagem, por exemplo:
O numero 2 e par.
O programa que gera essa saída pode ser dado por:
001: #include <stdio.h>
002: #include <stdlib.h>
003:
004: int main(int argc, char *argv[])
005: {
006: int num = 2;
007:
008: printf("O numero %d e par\n", num);
009: system("PAUSE");
010: return 0;
011: }
Esse raciocínio é válido para todos os tipos de dados. A tabela abaixo apresenta o código de formatação e o formato impresso:
| Código | Formatação |
| %c | Caractere |
| %d | inteiros com sinais (base decimal) |
| %i | inteiros com sinais (base decimal) |
| %e | Notação científica (e minúsculo) |
| %E | notação científica (E maiúsculo) |
| %f | ponto flutuante |
| %g | usa %f ou %e, o que for mais curto graficamente |
| %G | usa %f ou %E, o que for mais curto graficamente |
| %o | imprime um número em base octal |
| %s | cadeia de caracteres (string) |
| %u | inteiros sem sinal |
| %x | imprime um número na base hexadecimal. As letras serão minúsculas. |
| %X | imprime um número na base hexadecimal. As letras serão maiúsculas. |
| %p | Apresenta endereço de memória. |
Se você é um pouco perspicaz estará se perguntando como fazer para imprimir o sinal de %. Isso é fácil, basta duplicar o sinal de percentual (%%) no printf.
Se você acha que acabou, aguarde o post sobre a formatação de precisão e campos utilizando o printf.
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