segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Identificadores

O nome que damos a uma função ou variável é chamado de identificador.
Os identificadores são fundamentais na compreensão do programa. Para isso devemos escolher identificadores significativos, que indiquem exatamente o papel que a função ou variável desempenha no sistema.
Uma variável que armazena, por exemplo, o peso de um paciente pode ser identificada por pesoPaciente. Lendo somente o identificador podemos deduzir o que essa variável faz.
Procure resistir à tentação de criar identificadores engraçados ou sem significado. Eles prejudicam a leitura do programa e, conseqüentemente, aumentam o tempo de manutenção.
Para funções, é interessante demonstrar que ela executa uma ação. Uma função que calcula o imposto de renda sobre um rendimento qualquer poderá ser identificada como calcularImpostoDeRenda. Note que a primeira palavra é um verbo que se apresenta no infinitivo. Essa característica reforça a execução de uma ação pela função (calcular). As demais palavras indicam qual o objetivo da ação (imposto de renda). Os objetos da ação serão tratados como parâmetros da função. Se você não sabe o que é uma função, acalme-se, em breve eu a apresentarei a você.
A linguagem C exige uma regra para a criação de identificadores. Ela é muito simples, mas ainda é uma regra....
O primeiro caractere deve ser letra ou sinal de sublinha ( _ ). Os demais caracteres podem ser letras, números ou sinal de sublinha, portanto, identificadores como 1peso ou @email estão errados.
Algumas coisas que você deve lembrar:
Os identificadores não devem coincidir com palavras reservadas da linguagem, portanto se você gosta da palavra switch, lamento decepcioná-lo, mas ela é uma palavra reservada.
A linguagem C distingue letras maiúsculas de minúsculas, ou seja ela é sensível ao caso. Essa característica implica em uma variável pesoPaciente diferente de PesoPaciente.
Agora a criação de identificadores é uma tarefa mais fácil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo comentário! Simples, claro e objetivo. Já chega de enroladores e impressionistas, além daqueles completamente desprividos de qualquer tipo de didatica.

Saber transmitir conhecimento é somente para PROFESSORES. (Aqueles que se escreve com letras maiúsculas!).

Anônimo disse...

Concordo c/ o anonimo acima .
A didatica e essencial,parabens pelo artigo.